A dessalinização
✓ Processos utilizados
As primeiras tentativas de dessalinização da água do mar, que ocorreram na década de 20, baseavam-se num processo bem simples: a destilação.
A maioria das modernas usinas de dessalinização por destilação utiliza um processo denominado destilação rápida em faces múltiplas no qual a água do mar entra na aparelhagem por cima e passa por tubos verticais, entre os quais circula vapor aquecido. A água do mar aquecida é enviada em seguida para uma câmara de baixa pressão, onde sofre vaporização, ainda que a temperatura esteja abaixo de 100oC. O vapor é condensado sobre um tubo espiralado (condensador), que é esfriado pela água do mar que está entrando (e que, por sua vez, é aquecida para ser enviada às câmaras de baixa pressão, num processo cíclico). Desse modo, há bom aproveitamento do calor. A água condensada, que já perdeu parte dos sais que tinha inicialmente, após a primeira etapa, é encaminhada para outras câmaras para que o processo se repita. Nessas câmaras, a pressão vai diminuindo sucessivamente, de modo que a água obtida na última etapa é a destilada.
A também o processo de destilação por forno solar, O forno solar tem como função concentrar em uma pequena área os raios luminosos através de um espelho parabólico, para que o recipiente que contém a água a ser evaporada chegue a uma temperatura mais alta que com os demais métodos.
Um tanque contendo agua salgada abastece o reservatório de evaporação através de uma válvula. O forno solar aquece o evaporador, o suficiente para a água se evaporar quase instantaneamente quando chegar nesse reservatório. O vapor, em seguida, passa por um trocador de calor onde se condensa, antes de