Desporto
D’Angelo, R. (2010). Ansiedade Pré-Competitiva I. Acedido em 27 de Outubro, 2011, de http://www.multiesportes.com.br/?p=730
Tema: Ansiedade Pré-Competitiva
Autor: Ricardo D’Angelo
Titulo: Ansiedade Pré-Competitiva I
Origem: http://www.multiesportes.com.br/?p=730
Objetivo
- Entender o conceito de ansiedade pré-competitiva;
- Conhecer as fontes que provocam a ansiedade pré-competitiva;
- Perceber realmente qual a influencia da ansiedade na performance do atleta.
Sintese
Ansiedade Pré-Competitiva
A ansiedade pré-competitiva é apenas um aspeto negativo entre muitos outros, relacionados com a má performance desportiva.
A ansiedade pré competitiva é um estado de excitação que pode ser desagradável ou negativo, que ocorre durante as 24 horas que antecedem a competição. As preocupações associadas a ansiedade pré-competitiva não são apenas sentidas na mente do atleta, mas também pelo corpo inteiro. O corpo dá-nos uma série de indicações, como tensão muscular, frio na barriga, desejo de urinar e boca seca, o que indica que podemos estar ansiosos.
Com isto, nossos pensamentos tornam-se derrotistas e negativos. A maioria dos atletas sente uma combinação destes sintomas no período pré-competitivo. “Imagine se na noite anterior a uma competição você começa a se preocupar sobre como será sua performance no dia seguinte. Você pode descobrir que sua preocupação se inicia quando pensa em possíveis interferências que jamais havia se preocupado antes. Suas expectativas, assim, tornam-se desanimadoras” D’angelo, R. (2010). No entanto, o grau de influência destes fatores na performance do atleta é totalmente dependente da interação do atleta e a situação.
As fontes da ansiedade pré-competitiva
A ansiedade pré-competitiva resulta de um desequilíbrio entre a perceção das capacidades do atleta e os desafios a