Desnutrição
Glauciane De Lima
Instalações para caprinos leiteiros
As construções das instalações para caprinos leiteiros devem sempre ser orientadas por um profissional. O aspecto econômico deve sempre ser levado em consideração desde o planejamento até a execução da construção, procurando utilizar matérias-primas da própria fazenda com vistas a minimizar os custos e viabilizar o sistema de exploração, atentando, sobretudo, para o poder aquisitivo do criador, o seu sistema de criação e a região.
Rústicas ou sofisticadas, as instalações devem ser funcionais para facilitar o manejo dos animais, de modo a não afetar o comportamento dos mesmos para que os desempenhos produtivos e reprodutivos não sejam prejudicados. Devem ser construídas de material adequado, adaptadas às condições climáticas da região, ao tipo de animal e ao sistema de produção adotado, além disso, deve ser localizado em terrenos livres de umidade, ter boa ventilação, permitir a entrada e saída de sol durante algumas horas do dia, e de preferência, ficarem próximas à sede da propriedade. Devem ser de fácil acesso para que uma boa higienização seja feita, pois este é um aspecto de grande importância na criação de caprinos leiteiros. Uma instalação muito importante na criação de caprinos leiteiros é a sala de ordenha, que deve ser planejada de acordo com o sistema de produção utilizado na propriedade.
Pastagens
Apesar de não recomendarmos tal prática, orientamos algumas práticas para otimizar este sistema. introduzindo-se a rotação de pastagens, melhora-se sensivelmente a alimentação e reduz-se o nível de infestação verminótica . Para correto dimensionamento da quantidade de área necessária da criação devemos considerar a produção das gramíneas recomendadas em caprinocultura.
Capineira
Não cabe aqui discutir como formar e manter uma capineira, mas sim estimar seu dimensionamento para utilizar na alimentação das cabras. Levando em conta uma produção media de 40 t. de M.S/ha