Desmundo
CENA 1
Oribela Entra no carro de boi e diz: -Francisco Albuquerque você não sente um peso no coração por deixar nossa vila? Nossa gente?
(Francisco olha pra ela com rispidez e diz com tom severo): -Deixa disso mulher, apenas siga viagem.
(Oribela fica triste e faz menção de falar novamente, mas abaixa a cabeça e segue calada.)
CENA 2
Francisco Albuquerque está olhando em volta e diz: -Onde estamos que nada mais se vê?- Diz Oribela
Francisco olha para Oribela e fala com tom de superioridade:
- E tu vê se não te assustes com qualquer barulho de coruja que passa- (e começa a resmungar dizendo mal de Oribela por ser medrosa )
Oribela abaixa a cabeça com cara de desanimo, Francisco Albuquerque está mais a frente e olha pra cima e diz como se para Deus: -Porque tudo é tão difícil para mim? São tantas responsabilidades que carrego nos ombros, e tantas vontades que não posso realizar. –(ele abaixa a cabeça e sai de cena seguido por Oribela).
CENA 3
(Oribela e Francisco Albuquerque estão sentados comendo) ela diz: -Sabe, é destes momentos que quero sempre me lembrar dos momentos contigo s pois a final de contas estamos casados perante Deus (ela diz isso com um sorriso forçado no rosto)
(As luzes apagam e aparece somente Oribela dormindo , Francisco Albuquerque chega sorrateiro e começa a abraça la enquanto ele a abraça ela a desperta e esta estranha afastando-se um pouco dele ) , Francisco de Albuquerque não gosta de sua atitude e diz: -Que reação é esta a tua? Me conte e não faça segredo, é amor antigo?
Oribela fica seria e olha para ele com pesar e magoa na voz: -Meu silêncio te dirá o que meu coração em si cala. (Ela se levanta e sai de cena. Francisco Albuquerque fica pensativo).
CENA 4
Francisco de Albuquerque vai atrás de Oribela e diz: -Sabes que sempre te quis, e peço que me aceite sem choro pois se o destino nos juntou é porque é o querer de Deus .
Ele fica andando com ar de preocupado e diz: -Que