Desmonte de Rocha
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET
ARIDES DA SILVA MIRANDA
DANÚBIA LOPES DE JESUS
HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA CAMPOS
MÁRCIO GARCIA BATISTA DE CARVALHO
ROSANA LÍRIO CANUTO
DESMONTE DE ROCHA SUBTERRÂNEA
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO – 2013
ARIDES DA SILVA MIRANDA
DANÚBIA LOPES DE JESUS
HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA CAMPOS
MÁRCIO GARCIA BATISTA DE CARVALHO
ROSANA LÍRIO CANUTO
DESMONTE DE ROCHA SUBTERRÂNEA
Trabalho apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso Tecnólogo de Mineração, como requisito para a aprovação na disciplina Desmonte de Rocha.
Área de Concentração: Desmonte de Rocha
Orientadora: Jacqueline Nogueira
1. INTRODUÇÃO
O desmonte de rochas é a técnica de escavação mais amplamente adotada em vários ramos da indústria de mineração e construção civil, pois é econômica, confiável e segura. São amplamente utilizadas na indústria extrativa, escavações, trincheiras, túneis e grandes obras subterrâneas.
Entre vários efeitos secundários de um desmonte de rochas com uso de explosivos, a vibração induzida no contorno da escavação gerada pela onda de choque após a explosão merece atenção especial. O fenômeno da vibração dura um tempo muito curto (algumas dezenas de milissegundos) por evento, após isso a rocha volta a suas condições iniciais.
Em alguns casos a detonação de cargas explosivas pode causar danos a regiões circunvizinhas (edifícios, pontes, etc.), porque a vibração transmitida através do terreno pode atingir valores altos. Em tais casos, é necessário dimensionar a carga explosiva máxima admissível de forma que as detonações sejam controladas, e assim, evitar danos ou incomodidade humana.
Uma vez conhecida a lei de propagação de vibração de partículas no meio rochoso, através de uma campanha de medições de vibração, distância e carga explosiva no campo, é necessário determinar a vibração máxima permissível usando as