Desmatamento
Em excesso na atmosfera, o dióxido de carbono pode aumentar o efeito estufa, alterar o equilíbrio térmico da Terra e provocar um aquecimento global. O CO2 aumenta pela queima de combustíveis fósseis ou pela destruição de florestas. Um dos objetivos do CONPET é criar programas que resultem na diminuição do CO2 (Gás Carbônico) emitido por combustíveis para a atmosfera. Através de programas (como o Projeto Economizar), milhares de toneladas de CO2 já não estão mais sendo emitidas na atmosfera.
O desmatamento de florestas como a Amazônica teria implicações sobre o clima de outras regiões. Parte da imensa massa úmida resultante da evaporação local é carregada pelos ventos como "rios voadores" que acabam levando chuvas a regiões distantes. Sabe como funciona o clima na Amazônia?
Na região equatorial, onde está a Amazônia, o calor é muito forte e a evaporação das águas do oceano é intensa. Boa parte dessa água evaporada é devolvida à região em chuvas abundantes. Outra enorme quantidade chega até a cordilheira dos Andes e cai em forma neve que ao derreter alimenta os rios. E ainda sobra muito vapor e umidade que são levados pelos ventos: são os Rios Voadores.
Sabia que no Brasil existem rios com mais água que o rio Amazonas? E que além disso "voam"? São os chamados Rios Voadores, correntes de ar que carregam imensas quantidades de umidade e vapor d'água pela atmosfera. Parte da enorme massa de vapor e umidade resultantes do clima da região Amazônica é levada pelos ventos para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Esses "rios voadores", quando encontram uma frente fria, fazem chover e vão abastecer represas, irrigar lavouras e alimentar rios terrestres locais. Daí a importância de se proteger a