Desmaio ou Síncope
Desmaio ou síncope é a perda de consciência de forma repentina, com ausência do tônus muscular. Geralmente a pessoa retoma a consciência em pouco tempo, e sua recuperação é completa, ou seja, sem qualquer seqüela. A síncope não é uma doença, mas pode ser um sintoma de infinidade de doenças, ou mesmo conseqüência de um estado de tensão e ansiedade.
Geralmente, o desmaio ocorre quando há uma breve diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, causando a falta de oxigenação do mesmo. Várias situações podem causar uma síncope, podendo ter origem patológica ou não. Existem várias formas de classificar as síncopes, uma delas podem ser cardiológicas ou não cardiológicas.
As síncopes classificadas como cardiológicas vasculares podem ser arrítmicas ou mecânicas. Dentre as causas arrítmicas, destacam-se a freqüência cardíaca irregular e a disfunção do nódulo sinoatrial, entre outras arritmias que podem ter como um de seus sintomas, o desmaio. Dentre as causas mecânicas, destacam-se a insuficiência cardíaca; o infarto/isquemia miocárdico; as miocardiopatias e a estenose aótica, entre outras patologias que podem ter como um de seus sintomas a síncope.
As síncopes classificadas como não cardiológica são geralmente chamadas de neuro-mediadas, e podem ser: Síncope situacional; Síncope vasopressora ou Vasovagal; Síncope do seio Carotídeo e Síncope por Hipotensão postural. Causas neurológicas diversas também podem ter a síncope como sintomas.
O desmaio pode ser precedido de suor frio, palidez, visão turva, enjôo e tontura. A investigação sobre as causas do desmaio deve ser realizada pelo médico, que pode solicitar inúmeros exames, tanto clínicos como neurológicos com a finalidade de obter um diagnóstico.
Primeiros socorros para desmaio
Os primeiros socorros para desmaio protegem a vítima contra lesões e ajudam a repor a consciência, por isso deve-se:
Segurar a vítima, evitando que caia, sem apoio, no chão;
Deitar lentamente a vítima no