Deslipidemia
Popularmente conhecidos como óleos e gorduras, essas biomoléculas orgânicas são compostas principalmente de carbono (C) hidrogênio (H) e oxigênio (O) em sua estrutura.
Sua característica principal é a insolubilidade em água e a solubilidade em solventes orgânicos.
DE ONDE VEM?
Origem animal: Colesterol (estrutura complexa) VLDL,
LDL (“ruim”) e HDL (“bom”) e ácidos graxos saturados
(ligações simples). Sólidos em temperatura ambiente.
Encontrado em grande quantidade em carnes, manteiga, ovos, leite e demais produtos de origem animal. O consumo em excesso pode ser maléfico a saúde.
Origem vegetal: Óleos ou ácidos graxos insaturados
(ligações duplas). Líquidos em temperatura ambiente.
Encontrado em frutas e vegetais. O consumo pode ser benéfico a saúde, com exceção dos óleos de coco, abacate e dendê. QUAL A SUA FUNÇÃO?
O ÁLCOOL
Quimicamente faz parte do grupo funcional álcool pela presença do OH em sua estrutura. É utilizado em grande quantidade principalmente em bebidas destiladas como tequila, vinhos, vodcas, uísque sob a forma de etanol
(álcool etílico).
O ÁLCOOL NO ORGANISMO
Por produzir substâncias tóxicas após ingerido, 90% do álcool é metabolizado pelo fígado. É necessário convertêlo em uma substância tóxica (cancerígena) para depois ser oxidado. O restante é pouco absorvido pela mucosa bucal
(bactérias) e excretado através do suor, urina, respiração sem alteração.
O etilista exala um odor semelhante ao “vinagre” pela formação do ácido acético que costuma permanecer 24 h no corpo, gerando efeitos colaterais como náuseas, rubor facial e taquicardia pelo acúmulo dessa sustância tóxica no sangue.
O ALCOOLISMO
Estado patológico onde o indivíduo cria um desejo incontrolável de consumir bebidas alcoólicas e, mesmo que tente parar, não consegue se livrar desse vício sozinho.
Quando o uso de etanol se torna constante, o indivíduo