Desigualdade
Perante a Declaração Universal dos Direitos Humanos do Homem somos todos iguais e temos os mesmos direitos sociais, políticos, humanos e civis, mas no nosso dia a dia podemos encontrar diversas situações que descumprem essa declaração que vale para todos nós.
Um relato que podemos observar atualmente é a prisão desses grandes empresários relacionados a grande polêmica do desvio de dinheiro da Petrobrás, no caso o "Lavo Jato". Todos que estão sendo presos e tiverem um grau de estudo elevado, como por exemplo ter uma graduação, mestrado ou doutorado completo, possuem o direito de ficar em uma sela separada dos outros presos. Enquanto um ladrão que não completou o ensino médio tem que ficar em uma sela com outros presos, que diversas vezes estão extremamente lotadas e sem condições alguma de mantê-los lá dentro sem espaço para se locomover.
Com isto posto percebemos que os direitos universais não adiantam em nada, quando o suborno está presente, ele fala mais alto e faz qualquer cidadão perder seus direitos, seja qual for a situação.
Em uma outra situação em que envolve desigualdade é a discriminação de negros ainda, em pleno século XXI com um presidente do Estados Unidos negro (Barack Obama), ou seja, vários crimes em um único fator. A desigualdade social, o racismo e a xenofobia, são os mais conhecidos pois não é porque uma pessoa é negra que ela vai roubar alguém ou até mesmo por que ela não poder ter um ensino superior e ter uma boa qualidade de vida, igual aos outros habitantes? Ou um estrangeiro, no caso colombiano ou boliviano que faz parte do tráfico de drogas ou de uma rede de crime organizado.
O mundo ainda precisa de muitas revoluções no pensamento e na ação do ser humano, pois enquanto o capitalismo, dinheiro, liderança e status estiverem em jogo, nunca haverá igualdade social, política e humana.Com isso logo se conclui que é mais importante você ter muito dinheiro e ser egocêntrico, do que ajudar uma pessoa ou até mesmo ser honesto,