Desigualdade
O trabalho a seguir expõe respostas relacionadas ao Texto “Brasil é terceiro pior do mundo em Desigualdade” onde relata ações referentes as desigualdades sociais ocorridas no Brasil.
1 Com um índice alarmante podemos concluir que o Brasil é de fato um pais que ocorre muita desigualdade social, muitos tem pouco e poucos tem muito, as mulheres, as populações indígenas e afro decentes são os mais prejudicados pela desigualdade social. No Brasil Por exemplo apenas 5,1% dos descendentes de europeus vivem com menos de um dólar por dia. O percentual sobre para 10,6% em relação a Índios e Afros.
2 uma mãe que batalha o dia todo para por comida na mesa dos filhos ganha uma renda mensal de 500 reais por mês envolvida em um trabalho informal enquanto um promotor de justiça ganha facilmente 40 vezes mais que ela, um gari que tem uma renda mensal de um salário mínimo e vive assalariado não se compararia sua renda com um advogado com uma renda 10 vezes mais que o mesmo.
3 Os fatores que remontam ao Brasil colônia, pré-1930 – a máquina midiática, em especial a televisiva, produz e reproduz a ideia da desigualdade, creditando o “pecado original” como fator primordial desse flagelo social e, assim, por extensão, o senso comum “compra” essa ideia já formatada –, ao afirmar que são três os “pilares coloniais” que apoiam a desigualdade: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão.
4 As Consequências que podemos observar no cotidiano causadas pela desigualdade social são a violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros.
Conclusão
E com extrema infelicidade quando expõe a colocação de um País tão maravilhoso como o Brasil em um Índice de Desigualdade tão alarmante onde envolve pessoas de diferentes raças e etnias. Vivendo com tão pouco enquanto alguns vivem com muito.