Desigualdade social
Em todos os lugares verificamos a desigualdade social que podemos organizar através de bens simbólicos, pelo que temos de mais ou de menos.
*Por que existem desigualdades? *Quais são as formas de desigualdade existentes?
Vamos nesta unidade refletir sobre as diferentes formas de desigualdade em diferentes tempos e lugares no Brasil.
ESTRUTURA SOCIAL é o que define determinada sociedade se constitui da relação de vários fatores: econômicos, políticos, sociais, religiosos, culturais, etc. que dão uma face para cada sociedade.
ESTRATIFICAÇÃO: a maneira como os vários indivíduos e grupos são classificados em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre à mobilidade de um nível para o outro.
Para estudar a estratificação devemos verificar como se organizam as estruturas de apropriação (economia) e dominação (política), influenciadas também por outros elementos (religião, escola, etnia, etc.) que influem no processo de hierarquização. Estas semelhanças e diferenças são produzidas pelos diferentes processos históricos.
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM CASTAS
É uma configuração social baseada na hierarquia baseada na religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação, definindo a organização de poder político e a distribuição da riqueza gerada pela sociedade. Este sistema sobrevive até hoje na Índia, apesar de politicamente ter sido abolido pelos anos de 1940, culturalmente ele organiza esta sociedade.
• Brâmanes: sacerdotes. Superior a todas as castas.
• Xátrias: guerreiros. Casta intermediária que se encarrega do governo e administração pública.
• Vaixás: comerciantes, artesãos e camponeses. Estão abaixo dos xátrias.
• Sudras: trabalhos servis. Casta inferior.
• Párias: não pertence a nenhuma casta. Não seguem estas regras.
Características: relações muito estanques; não há mobilidade social: hereditariedade e endogamia (casamentos somente entre as castas). Somente podem se alimentar com os integrantes de sua casta; as castas