Sociedade portuguesa contemporânea.
* Sociedade Portuguesa Contemporânea.
As séries que visualizamos são um retrato da sociedade e dos portugueses na actualidade, resultado de um processo de transformações recentes e muito rápidas. Uma velha nação e um antigo estado, na origem de uma população com forte sentido de identidade, conheceram, nas últimas décadas do século XX, um período de mudança muito intensa, sobretudo em consequência de factores externos, como:
Estas transformações estão na origem de alterações de comportamentos e das estruturas sociais, visíveis nos diversos sectores e áreas de vida colectiva:
Desta forma, a sociedade portuguesa é actualmente aberta e plural.
Nas últimas décadas do século XX, havia uma maior taxa de natalidade, pois as famílias tinham sempre mais de 3 filhos, actualmente têm no máximo 2. No entanto, com as fracas condições de vida, como a falta de higiene, de cuidados médicos, de alimentação e como as crianças por norma nasciam em casa, estavam mais sujeitas a apanhar doenças, assim, havia uma grande taxa de mortalidade infantil. Ao contrario do que acontece actualmente, pois com os avanços da medicina, as crianças passaram a nascer em hospitais, rodeadas por todas as condições propicias a uma vida saudável. Têm todos os cuidados necessários desde a gravidez, ate ao momento em que nascem e posteriormente, ao longo de toda a sua vida. É mais fácil fazer frente às doenças habituais, que são inevitáveis de se apanhar.
.
A sexualidade era um tabu, mas ainda hoje é considerada como tal, no entanto, a pilula foi uma das grandes influências para a liberdade feminina, com ela, as mulheres passaram a poder controlar a natalidade e a alcançarem a liberdade sexual em igualdade com os homens. Nos anos 50, os homens começaram a usar o preservativo com mais frequência para essencialmente, prevenir doenças, levando assim a uma liberalização. Com as mudanças no universo feminino, desde a entrada da