desigualdade social no Brasil
Apesar de ser um país rico em recursos naturais, o Brasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é elevado.
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Na antiguidade por exemplo os negros foram obrigados a sair da África para trabalhar como escravos, já as mulheres tinham que se contentar com o serviço domestico e tinham quem aceitar tudo, se elas fossem em busca de sua independência elas era agredidas por seus maridos.
A desigualdade ela sempre existiu, no entanto so muda a categoria, no Brasil ocorre muito a descriminação étnica, em ralação aos nordestinos que por saírem de sua região sofrem preconceito quanto ao seu sotaque e também por sua aparência física. Os mineiros também sofrem bastante com essa desigualdade.
Bom essa desigualdade nunca vai deixa de existir, os políticos muitas vezes utilizam paliativos para tentar amenizar, como programas para famílias mais carentes, o direito dos negros em alguns lugares como faculdades, mas nem sempre isso resolve todo o problema e nem sempre a população recebe bem esses programas.
O fato é que sempre vai existir essa certa desigualdade, a não ser que eles façam uma