Desigualdade social no brasil
AS CAUSAS DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
INTRODUÇÃO
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)(2009),um país tem pobreza quando existe escassez de recursos ou quando, apesar de haver um volume aceitável de riquezas, elas estão mal distribuídas. O Brasil não é um país pobre, e sim um país desigual.A desigualdade social acontece quando a distribuição é feita de maneira inadequada, portanto, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial. A desigualdade presente no Brasil é uma das maiores do mundo, todo dia vemos ou ouvimos falar em: violência, moradores de rua, preconceito, prostituição infantil, entre outros.
O problema da nossa pesquisa é as causas da desigualdade social no Brasil: violências,pobreza,prostituição,crianças e jovens marginalizados, racismo, alcoolismo, drogas, facilidade de comprar armas e o baixo índice de escolaridade também pesam e agravam o problema.
Escolhemos esse assunto,porque além de ser um tema político,a sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo estado democrático ,não tem como combater,ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil,e é esta que permite o povo escolher os melhores para estarem no poder.
Os nossos objetivos são: entender o por que de tanta desigualdade social no Brasil,se ele não é um país pobre;relatar as principais causas e os elementos que levam a desigualdade social em nosso país.
O assunto é relevante porque quando se fala em desigualdades sociais no Brasil,não se trata de centenas de pessoas,mas em milhões que vivem e que passam por essas causas.
O artigo é de natureza bibliográfica,baseada nos seguintes autores:
A pesquisa contribuirá para, mostrar o principal ponto a ser enfrentado para que se diminua a desigualdade social no Brasil,e para que a sociedade procure modificar essa realidade.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Almeida(2007),o Brasil, desde seu