Desigualdade Racial
“Desigualdade Racial”
Castanhal-PA 2014
CÔNEGO LEIÃO
“Desigualdade Racial”
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina de sociologia, ministrada pelo professor:
Castanhal-PA 2014
INTRODUÇÃO
Você pode entender a desigualdade racial sobre dois aspectos, ela pode ser sinônima de diversidade étnica, ou seja, existem brancos, pretos e mestiços, ou pode entender de uma forma menos literal, onde o branco possui, em geral melhores condições econômicas e sociais, enquanto o negro é marginalizado, pobre e vitima de uma história vergonhosa de escravidão.
Um grupo étnico não tem as mesmas condições de se elevar ou melhorar socialmente no Brasil “democrático”, negros, mestiços, mulatos, cabocos, índios e etc... São descriminados na hora de arrumar emprego, pois a maioria vem de origem pobre.
Atitudes cruéis, e maneiras estupidas de julgar as pessoas pela cor da sua pele. Nós não podemos negar que muitas vezes achamos mais provável um bandido ser negro, mas isso não tem maior fundamento. A raça não mostra caráter ou a personalidade de uma pessoa. Somos diferentes na cor da pele, mas somos todos iguais e temos os mesmos diretos.
O negro é a maior parte de toda essa discriminação, pela sociedade uma população de negros é uma população pobre e sem desenvolvimento, já os brancos são diferentes pelos olhos do povo, para eles uma população de brancos é uma população rica e desenvolvida. Os negros sofrem racismo no trabalho quando muitas das vezes são trocadas por brancos em cargo de trabalho que nem sempre tem a capacidade de ocupar esses cargos.
Hoje foram impostas diversas leis para torna esses direitos iguais, e racismo é crime. Em alguns lugares é proibida a entrada de negros e já aconteceram várias