Desigualdade entre os homens jean jacques rousseau
“DISCURSO SOBRE a origem E OS FUNDAMENTOS da desigualdade entre os homens”
1. O item 3 do artigo (as duas fases) estabelece uma dúvida: Rousseau teve unidade ou não no seu pensamento?
Existe unidade sim em sua obra, pois em momento nenhum o autor Jean-Jacques Rousseau vem a entrar em contradição pois as suas duas parte de seus livros são complementares para o entendi mento de sua obra por inteiro o autor em sua primeira parte de sua busca em descobrir a verdadeira origem da desigualdade entre os homem, vai até os seus tempos mais primórdios onde o homem ainda não era um ser social, e habitava na natureza tendo de se adaptar as suas situações adversas, nesse estágio o ser humano não apresentava muitas diferenças alem dos aspectos naturais de cada ser, o autor se baseia em relados de colonizadores pra dar origem a essas teses, o estagio mais complexo seria em seu estado social onde o homem por viver em sociedade tem de se adaptar a um sistema social imposto pelos ‘’poderosos” e aceito por todo a sociedade como certo, é o que o autor define como contrato social, e essa imposição social a opinião do autor vem a corromper os próprios princípios humanos como a bondade presente nos homem em seu estagio selvagem, para o autor o homem é de essência boa mais a sociedade com suas regras e imposições vem a corromper o ser humano, e nos tornar cada vez mais desumano e competitivos sem nos preocupar com o bem estar do outro por muitas das vezes, essa unidade de Rousseau foi defendida pelo autor até o final de sua vida.
2. A partir do texto, quais os motivos centrais que deram origem e fundamento à desigualdade entre os homens? (p.5-7) Explicitem num pequeno texto a opinião da dupla.
Segundo a teoria de Rousseau, foram 3 os pactos que deram origem a desigualdade entre os homens: 1. o surgimento da propriedade a qual divide os homens entre ricos e pobres, 2. o