Designs contemporaneos Sergio Rodrigues
Inicialmente, como arquiteto, trabalhou ao lado de David Azambuja, Flávio Regis do Nascimento e Olavo Redig de Campos no projeto do Centro Cívico de Curitiba, obra importante no quadro da arquitetura moderna brasileira. Mas, conhecendo com firmeza seus interesses e trilhando por um caminho percorrido por outros grandes arquitetos como João Batista Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke e Paulo Mendes da Rocha ,Sergio saltou da arquitetura para o design do móvel. Sergio lançou-se numa busca permanente de projetos, métodos e materiais para atender adequadamente as necessidades do usuário, alheio a modismos e estilos. Concomitantemente às atividades no setor de mobiliário é fundamental destacar a atuação de Sergio no planejamento de interiores, na ambientação, na cenografia e na decoração. No âmbito dos interiores, colaborou com os mais importantes arquitetos brasileiros e, em sua própria loja - A Oca - prestou várias consultoria no país e no exterior legitimando o interior design no Brasil.
Trajetória
1952 – Se forma na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1953 – Forma juntamente com os irmãos Hauner a primeira loja de arte e móveis modernos em Curitiba a Móveis Artesanal Paranaense.
1954 – É contratado para trabalhar na loja de móveis Forma desenvolvendo projetos de móveis modernos.
1955 – Funda a Indústria Oca, um dos estúdios de arquitetura de interiores e cenografia mais importantes para a indústria do mobiliário brasileiro expondo mais de mil criações de móveis ao longo dos anos, onde ficou até 1968.
1961 – Ganha o primeiro prêmio no Concurso Internacional do Móvel, na Itália.
1968 – Monta seu próprio ateliê no Rio de Janeiro de design de móveis e arquitetura onde realizou vários projetos nacionais e internacionais como a Embaixada do Brasil em Roma, o Palácio dos Arcos e o Teatro Nacional (Brasília).
1973 – Monta a empresa Sérgio Rodrigues Arquitetura no Rio de Janeiro produzindo linhas