design
O período do Renascimento é uma época de afirmação de conceitos novos no mobiliário. A casa deixa de ser concebida apenas como a habitação, adquirindo o sentido de residência. Com isto, os móveis deixam de ser peças descoladas da arquitetura; tornam-se parte dos interiores, integrando o planejamento arquitetônico. RENASCENÇA ITALIANA
A primeira inovação nos móveis do renascimento italiano foi a arca de madeira decorada, muito elaborada, denominada “cassone”, geralmente usada como presente de casamento, com enxoval e pertences bem guardados. Era um móvel bastante trabalhado e ornamentado, com entalhes, cenas pintadas com temas ligados à Antigüidade
http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com.br/2011/03/historia-do-mobiliario-renascimento.html
Renascimento Italiano
Período que se desenvolveu no século XVI, o Renascimento é marcado pela busca à cultura Clássica antiga, Grega e Romana. Voltam as representações naturalistas e centradas no homem. A concha é o elemento mais estilizado do período, sendo representada tanto em esculturas como na pintura e no mobiliário. Famílias como a dos Médici, foram grandes mescenas da arte, patrocinando e difundindo a cultura renascentista italiana.
Principais características: -Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares).
- Ordens Arquitetônicas
- Simetria
- Arcos de Volta-Perfeita
- Simplicidade na construção
- A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas.
- As cores mais usadas na renascença eram o vermelho, verde, roxo, azul e amarelo
As lareiras, em pedra ou mármore trabalhadas não tinham mais a chaminé do gótico. O amor à beleza penetrou de tal maneira na mente do italiano que os mais simples artigos caseiros eram desenhados e feitos com cuidado e perfeição.
Quadros tinham molduras trabalhadas em entalhações. A indústria de cerâmica desenvolveu-se muito em Faenza e Urbino.