Design
Vilém Flusser em seu livro " O Mundo Codificado" encara o design como uma trapaça a natureza, onde o mesmo renuncia a autenticidade e a veracidade dos objetos, mas que ao mesmo tempo não deixam de ter um valor. Coloca em questão que o design tenta enganar a natureza criando objetos que a substituem, usando como exemplo o caso da alavanca que simula um braço mecânico.
A palavra Design em inglês traz como significado plano, esquema maligno, conspiração, forma e estrutura básica quando usada como substantivo. Quando usada como verbo ( to design) carrega o significado de tramar algo, projetar e esquematizar. Outros termos importantes para o entendimento da palavra design, é maquina e mecânica, que designam um mecanismo que tem objetivo de criar armadilhas e enganar. Outro termo que aparece é a técnica, que em grego techné, significa arte e esta relacionada com tekton (carpinteiro), esse termo trás a ideia que o artista provoca o aparecimento de uma nova forma a partir de um material disforme.O autor através dessa analise semântica explica a origem da palavra design e como ela se encontra no espaço da cultura atual.
Design se encaixa no contexto cultural, como ponte entre a arte e a técnica, onde juntas possuem o mesmo valor, criando assim uma nova visão de cultura. Essa cultura tendo como base enganar a natureza por meio da técnica, substituir o natural pelo artificial e construir maquinas que substituam o homem. A palavra design atualmente tem grande destaque porque estamos começando a dar menos importância a arte e a técnica e dar mais importância ao que está no meio delas, o design.
Concluímos que a palavra Design é encontrada em contextos de farsas e astúcias, onde o designer é um conspirador contra a natureza que tem como objetivo esquematizar e projetar armadilhas que ajudem o ser humano na superação de obstáculos.