design sustentável
A reserva da Ecolog fica em Rondônia, a 240 quilômetros de Porto Velho, e possui 21.900 hectares sob plano de manejo florestal certificado pelo Forest Stewardship Council®, o FSC®. O diferencial disso tudo, é que o processo de extração da madeira certificada é uma técnica que gera renda na floresta e ao mesmo tempo contribui para a preservação da Amazônia. Desta forma os consumidores de madeira certificada também ajudam a preservar as florestas tropicais do mundo. Hoje, mais de 80% da madeira extraída na Amazônia vem de retiradas ilegais. A extração de árvores através do manejo florestal é um dos caminhos para mudar essa realidade e também é a única opção capaz de multiplicar os valores ambiental, social e econômico da floresta.
História A Ecolog surgiu em 2001 a partir do ideal de se manter uma área preservada na floresta Amazônica. O manejo sustentável foi a ferramenta encontrada pelos idealizadores da Ecolog para conservar a floresta e ir contra a realidade de devastação que já destruiu boa parte da mata nativa da região.
Em 1996, após a uma experiência de reflorestamento na região da Mata Atlântica em São Paulo, os pioneiros da Ecolog decidiram que mais importante do que recuperar é conservar os biomas ainda intactos, como a floresta Amazônica. “Sabemos o quanto é importante preservar a Amazônia. Descobri que bioma não se recupera, se preserva”, afirma Fabio de Albuquerque idealizador da Ecolog.
A extração de madeira ambientalmente correta pela Ecolog na floresta Amazônica começou no ano de 2004 e de lá para cá, a empresa cresceu e hoje emprega diversos funcionários e gera renda e