Eletronica
• A tensão no resistor está em fase com a corrente;
• A tensão no indutor está adiantada de 90° em relação à corrente;
• A tensão no capacitor está atrasada de 90° em relação à corrente.
Portanto, as tensões VL e VC estão defasadas de 180° entre si, sendo que a soma vetorial delas é a diferença entre seus módulos, com fase igual à da tensão de maior módulo.
Por exemplo, considerando que VL > VC, tem-se que: vL + vC = ( VL - VC ) 90° A figura abaixo, mostra o diagrama de tensões obtido a partir do diagrama fasorial da figura anterior e o respectivo diagrama de impedância, considerando que
VL > VC. Da figura anterior, pode-se obter o módulo da tensão total aplicada pelo gerador: Como VL > VC. A defasagem Ö da tensão do gerador em relação à corrente é positiva, porém menor que 90°, devido à influência do resistor. Isto significa que a fase da impedância é também positiva, caracterizando um circuito indutivo, no qual a reatância indutiva predomina sobre a capacitiva. No circuito RLC série, a impedância complexa equivalente do circuito pode ser calculada por:
A fase da impedância equivalente do circuito vale: O fator de potência do circuito pode ser obtido do diagrama de impedância e vale: De tudo o que foi visto até aqui, podemos tirar algumas conclusões gerais: * Caso XL > XC à o circuito é indutivo (Ö> 0°); * Caso XL < XC à o circuito é capacitivo (Ö< 0°); * Caso XL = XC à o circuito é resistivo (Ö= 0°). Esta última condição (XL = XC) é chamada de r ess onância.