DESIGN PASSIVO NA ARQUITETURA
CARLINEIDE LOPES DE SOUZA
DESIGN PASSIVO E ATIVO
NA ARQUITETURA
FORTALEZA
2014.1
DESIGN PASSIVO E ATIVO
NA ARQUITETURA
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO em ateliê V da Faculdade Integrada do Ceará como requisito parcial para obtenção do grau de especialista.
Sob orientação MS. Marcílio
FORTALEZA 2014.1
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESIGN PASSIVO E ATIVO NA ARQUITETURA 04
3 REFERÊNCIAS 05
1. INTRODUÇÃO
A Arquitetura Bioclimática tem como principal objetivo utilizar todos os sistemas passivos sempre que possível para atingir o nível de bem estar do usuário de um edifício ou espaço urbano, ou seja, encontrar soluções naturais na arte de projetar, a fim de, ter menos gastos e impacto na natureza, os sistemas passivos define a qualidade do projeto.
Design passivo e ativo na arquitetura
Design Passivo leva em conta conhecimentos relacionado ao clima local em que a edificação será construída, os ventos incidentes, o layout do projeto, a destinação dada aos ambientes, os materiais utilizados e quaisquer outros fatores que visem sempre um resultado energeticamente eficiente. Desta forma, tanto o aquecimento da casa quanto seu resfriamento dependerá de pouca energia elétrica para garantir conforto ambiental aos moradores.
Os sistemas passivos são utilizados para o baixo consumo energético, buscando novas e melhoras fontes de energia, melhor aproveitamento do sol ventos e de outras condições climáticas são algumas ferramentas utilizadas no projeto de edificações aproveitando as condições locais e reduzindo o impacto das construções no meio ambiente, sem deixar de proporcionar conforto para aos usuários.
A construção passiva é aquela que busca consumir muito menos energia elétrica do que a utilizada nos métodos convencionais para o aquecimento e resfriamento internos, água quente e eletricidade. E quando