design industrial
Bernd Löbach
Bases para a configuração dos produtos industriais
Em caráter didático, Löbach inicia o livro apresentando ao público o que é design, qual seu lugar na sociedade e o melhor conceito para sua explicação. O autor propõe a utilização de 5 pontos para considerar:
O usuário - sua percepção e relevância em seu meio.
O fabricante - processo de adaptação às necessidades (físicas e psíquicas) dos homens na sociedade e otimização do valor dos produtos para sua comercialização.
O capital - poder de agregar valor às mercadorias
O designer - profissional apto a resolução dos problemas atendendo às relações do homem com seu ambiente.
Para compreender a importância do design temos de observar a evolução sofrida pelo design de produtos no curso da história.
Podemos dizer que o design industrial abrange a importância econômica-comercial junto a estética e o processo do design, objetivando a satisfação de determinadas necessidades de um indivíduo ou grupo. De acordo com Löbach, "o conceito compreende a concretização de uma idéia em forma de projetos ou modelos, mediante a construção e configuração resultando em um produto industrial passível de produção em série."
A palavra desenho industrial é a definição utilizada para representar o termo inglês design, mas há muitas soluções que expressam seu significado: Conformação Industrial, Estética Industrial, Configuração de forma, Configuração de produto, Configuração de produtos industriais e Desenho industrial.
Por não ser uma razão exata, em cada projeto devemos questionar em primeiro lugar a importância que ele terá para a sociedade, se o resultado do processo é sensato, se há aspectos a serem considerados, não somente as vantagens econômicas mas os possíveis efeitos sobre a comunidade devem ser considerados.
A relação do homem com os objetos se dá de duas maneiras distintas:
Pelas relações humanas que se desenvolvem por meio da conduta, palavras ou pela relação que