Design conceito
Poderemos dizer que o design existe desde o aparecimento do homem como ser racional, para combater as suas necessidades e desenvolver a sua comunicação. Isto faz com que olhemos para o design hoje em dia como algo banal, algo que já estamos habituados e que não podemos viver sem. Mas na verdade esta é uma área em constante desenvolvimento, para mim o design é a disciplina que organiza a comunicação e que torna os objectos comunicantes. A comunicação, as necessidades, as opiniões, os gostos, o estilo de vida etc., variam de pessoa para pessoa, aqui esta a importância da existência do designer na sociedade, que terá o poder de comunicar com os diversos públicos.
No texto, Design. Ambiente e Realidade, Daciano da Costa reflecte sobre o problema de falta de conceito e definição do design em Portugal, Isto deve-se provavelmente a abrangência do seu campo de acção, campos de acção que devem a meu ver organizar e reunir a sua responsabilidade entre arte, utilitarismo e publicidade e á falta de uma tradução do seu nome para português, que leva a ratoeiras linguísticas e a destroçam do seu significado. Este problema prejudica o design como disciplina, descredibilizando-o como tal e tudo o que dele é retirado. O design, por esta falta de conceito/definição, é ainda um mistério para muito e menosprezado por muitos outros.
Poderão todos os homens ser designers? Não, para mim o design esta para lá da realização de algo simplesmente agradável a vista, como sublinha Daciano da Costa no texto, “ Não podemos ficar pela aparência das coisas”. Designer, mais do que ter uma capacidade técnica para desenvolver determinado tipo de trabalhos, será dotado de uma grande criatividade, de poder de comunicação,