DESIGN CONCEITOS SUSTENTAVEIS
PROFESSORA: RODRIGO AQUINO
DISCIPLINA: PROJETO DE PRODUTO I
ALUNOS: ARNON VICENTE/DIOLEMA FGOMES – 3SEMESTRE
DATA: 29/01/2014
TAREFA: Pesquisar conceitos sustentáveis para o desenvolvimento de produtos e como podem ser aplicados nas metodologias de Baxter, Lobach e Munari.
Para uma síntese proveitosa das metodologias de produção de objetos e conceitos que promovem a sustentabilidade, primeiro devemos conceituar muito bem o que é cada um, porém antes vamos conceituar o que é desenvolvimento sustentável.
O conceito de desenvolvimento sustentável aparece pela primeira vez em 1987 e foi definido como aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades.
As metodologias do design diferem uma da outra, contudo são unidas por um objetivo comum, que é o desenvolvimento de um objeto baseado nas necessidades e exigências tanto do cliente como do mercado, as diferenças, portanto aparecem na maneira de como são classificadas as etapas da elaboração, cada uma é específica para cada tipo de objeto que se deseja produzir.
Em comum tem também o fato de todas serem baseadas no método cartesiano, por isso podemos comparar algumas de suas etapas cuja inserção dos conceitos sustentáveis são melhores aplicados e aproveitados pelo objeto.
O método de Löbach consiste em estruturar o produto em análises de toda e qualquer interação do objeto com o mundo, que vai desde a interação dele com o homem até a sua configuração estrutural, relação dele com as forças da física. Na análise do produto com o ambiente é onde os conceitos sustentáveis podem ser melhor aplicados, contudo não é a única etapa que pode ser aplicada, podemos aplicar os conceitos na analise de materiais e processos de fabricação, analise homem-produto e também nas exigências para com o novo produto.
Na metodologia de Munari, os conceitos podem ser inseridos na fase em que são feitas as