Desflorestação
14 / 11 / 2014
Desflorestação na Amazónia
A floresta da Amazónia, um dos principais territórios afectados pelo processo de desflorestação, é uma floresta tropical, considerado o pulmão do planeta Terra e a principal fonte de biodiversidade do mundo. Está localizada no Sul da América e tem uma área de 5,5 milhões de km2.
A desflorestação é o processo de destruição completa de florestas, regiões densamente arborizadas e outras regiões com cobertura vegetal, com o intuito de ocupar esses espaços para outros fins, ou seja, é um dano causado pelo Homem.
Infelizmente, esta tem vindo sempre a aumentar em todo o mundo e põe em risco a biodiversidade.
A desflorestação na Amazónia aumentou de forma acentuada em Outubro, em 450%, comparado com o mesmo mês do ano passado, denunciou uma organização não-governamental (ONG).
A área da alarmante perda equivale a 24 mil campos de futebol, comparou a Imazon, uma ONG que trabalha no apoio ao desenvolvimento sustentável neste ecossistema único e massivo.
Destruição de habitats
A fragmentação de habitats é uma das mais importantes e difundidas consequências da atual dinâmica de uso da terra pelo homem devido à diminuição da capacidade dos organismos em se deslocarem em decorrência das modificações ocorridas. A ocupação humana e a modificação do uso das terras está a converter as paisagens naturais em áreas de cultivo.
Embora algumas espécies consigam adaptar-se e prosperar, a maior parte não, ou seja, cerca de 30 espécies são extintas por dia em consequência da destruição do seu habitat natural.
Infertilidade dos solos
A impermeabilização dos solos leva a que exista menos água que possa evaporar, consequentemente existe menos chuva e humidade.
Este problema atinge proporções globais, uma vez que as nuvens causadas pela evaporação das florestas deflectem parte da luz solar e ajudam no