Desflorestação
Índice
Introdução
Neste trabalho vamos tratar de um problema que neste momento afeta em grande escala o meio ambiente, a desflorestação.
Nele vamos falar da importância da floresta. Causas, consequências, efeitos nefastos da desflorestação, medidas de prevenção assim como desflorestação em Portugal , no mundo e os países com maior taxa de desflorestação.
Importância da floresta
As florestas mantem o clima local e fortemente influem em fluxos globais de oxigénio e dióxido de carbono.
As florestas fornecem produtos de madeira úteis.
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre, em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
O que é a desflorestação
A desflorestação consiste na destruição em larga escala, de extensos hectares de floresta, assim como a degradação do solo. Visto literalmente como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, economicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar, com produção de oxigénio.
Esta é muitas vezes provocada pela atividade humana, este não da conta que indiretamente esta a por em causa a sua própria subsistência, esgotando algumas recursos que são essências.
A desflorestação não é um fenómeno recente, e há evidências de que em tempos pré-históricos ele já estava em andamento em vários locais do mundo, mas a sua extensão e ritmo naquela época remota são difíceis de estimar. O que se sabe é que no início da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, grande parte das florestas