Desertificação
É o fenómeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto, ou seja, significa a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas.
Causas:
_Actividades agro-pecuárias: práticas agrícolas e pecuárias excessivas podem levar ao esgotamento dos solos e ao processo de desertificação.
_Má gestão do uso do solo: a utilização contínua de solos pouco férteis pode gerar a sua exaustão e, consequentemente, a sua desertificação.
_Desflorestação: o corte abusivo de árvores para aproveitamento de madeiras ou para dar origem a campos agrícolas e pastagens acelera o processo de desertificação.
_Aquecimento global: o aumento dos gases de estufa provoca uma subida da temperatura do planeta e o aumento das áreas desérticas.
_Incêndios: os fogos são responsáveis pelo aumento das áreas de desertificação.
_Pressão demográfica: certas regiões, quando submetidas a elevadas densidades populacionais, vêem alterados os ecossistemas naturais ficando mais sujeitas ao risco de desertificação.
Consequências:
_Sociais: Abandono das terras por parte das populações mais pobres (migrações);
_Económicas: queda na produção e produtividade agrícolas, desorganização dos mercados regionais e nacionais.
_Recursos naturais e clima: perda de biodiversidade, perda de solos por erosão, aumento dos períodos de secas por incapacidade de retenção de água nos solos, diminuição da disponibilidade electiva de recursos hídricos devido ao assoreamento de rios e reservatórios.
Soluções:
_ Gestão racional de água, associada a processos de poupança
_ Controlo do uso do solo urbanizado
_Luta contra os incêndios
_ Diminuição das emissões de CO2 para a atmosfera
_ Redução do abate indiscriminado de árvores e aumento da reflorestação
_ Desenvolvimento de uma agricultura ecológica com uso de variedades adaptadas ao