DESEQUILIBRIO AMBIENTAL
Poluição por derramamento de petróleo, poluição por elementos não biodegradáveis e poluição por elementos radioativos.
Aline Emília, Joyce Siqueira e Vívian Araújo;
3°Ano, Eletrotécnica, Vespertino;
Professor: Gilton.
Caicó/RN
01 de julho de 2014
Desequilíbrio Ambiental
POLUIÇÃO POR DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO:
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, cuja cor varia de acordo com a sua origem. O derramamento de petróleo pode ocorrer em solos e principalmente oceanos.
Os derramamentos acontecem por diversos motivos, como acidentes com navios petroleiros, embarcações despreparadas, acidentes nas plataformas, explosões de poços, etc. Uma das formas de contaminação das águas pelo petróleo é o uso da água do mar para lavar tanques petroleiros. Depois de feita a lavagem desses tanques, a água contaminada é devolvida para o mar poluindo aquela região.
Quando acontece derramamentos de petróleo é considerado uma catástrofe ambiental, e os impactos são incalculáveis. A mancha se propaga pelo mar, além de contaminar a água, mata milhares de aves, peixes e corais. Isso acontece porque o petróleo derramado pela superfície da água forma uma camada superficial que impede a passagem da luz, afetando a fotossíntese e destruindo o plâncton. Essa fina camada que se forma também impede a troca de gases entre água e o ar
Dessa