desequilíbrios ambientais
Como o próprio nome sugere, os desequilíbrios ambientais naturais, sãocausados pela própria natureza. Eles são verificados em diversos ecossistemas, eindependente da preservação ou destruição causada pelo homem, eles acontecem. El Niño e La Niña.
Caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais nooceano Pacífico Tropical, o El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que afeta os regimes de chuvas em regiões tropicais. Ofenômeno La Niña é o oposto do El Niño, pois é um fenômenooceânico-atmosférico, que causa o esfriamento anormal das águas.Um fato importante, é que nem todos os ambientes que são afetadospelo El Niño, apresentam impactos significativos referente ao La Niña. Terremotos.
Também conhecidos como abalos sísmicos, os terremotos sãotremores passageiros que acontecem na superfície terrestre.Segundo a Teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é formadapor vários blocos gigantescos de rochas. Fatores como atividadevulcânica, falhas geológicas e colisão ou afastamento desses blocospodem desencadear um terremoto. Quando o epicentro de umterremoto acontece em oceanos, ele pode gerar um tsunami. Tsunami.
Também chamado de “terremoto dos mares”, um tsunami tem osmesmos motivos que o terremoto para acontecer. Um dos maisdevastadores tsunamis aconteceu em 26 Dezembro de 2000 deixando cerca de 280 (duzentos e oitenta) mil mortos. Furacões.
São caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão eformam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta, tendo comoresponsabilidade o transporte do calor da região equatorial para aslatitudes mais altas
Vários desequilíbrios ambientais são detectados na atualidade. Emboraexistam dois tipos, todos são prejudiciais ao meio e devem ter a mesma atenção,pois ambos causam danos ao ambiente como um todo, diminuindo a qualidade daágua e ar, empobrecendo o solo, e até mesmo matando espécies animais evegetais.Mesmo ambos sendo devastadores, os