Mercantilismo
O sistema mercantilista é composto por três medidas básicas: o metalismo, a balança comercial favorável e o comércio marítimo. O metalismo é a base do mercantilismo, e preza o acumulo de metais. A balança comercial favorável é uma ideia que visa a necessidade de vender mais e comprar menos. Por último, mas não menos importante, há o comércio marítimo. Essa medida constituiu as grandes navegações europeias realizadas com o intuito de descobrir territórios a serem explorados. Com o comércio marítimo, surgem o processo de colonização mercantil.
Como já dito, o sistema mercantilista se caracteriza principalmente pela intervenção estatal, que impunha rígidas normas a serem seguidas no intuito de satisfazer seus interesses.
O declínio do mercantilismo se deu com o surgimento de movimentos liberalistas, como o Iluminismo, que influenciou outros movimentos. como a declaração da independência dos Estados Unidos e a inconfidência mineira no Brasil.
A integração da América ao contexto europeu se deu por meio do colonialismo mercantil.
Durante a Idade Moderna, predominava-se a concepção de que uma civilização demonstrava seu poder econômico através do acumulo de capitais. Baseado nessa ideologia, surge o mercantilismo, que é um sistema econômico caracterizado principalmente pela intensa intervenção do estado na economia.
O sistema mercantilista é composto por três medidas básicas: o metalismo, a balança comercial favorável e o comércio marítimo. O metalismo é a base do mercantilismo, e preza o acumulo de metais. A balança comercial favorável é uma ideia que visa a necessidade de vender mais e comprar menos. Por último, mas não menos importante, há o comércio marítimo. Essa medida