Desenvolvimentos recentes relacionados ao dcs1000 e o “grampo”

3500 palavras 14 páginas
DESENVOLVIMENTOS RECENTES RELACIONADOS AO DCS1000 E O “GRAMPO”

Criptografia Quântica
Criptografia, a ciência da comunicação secreta, está se tornando cada vez mais importante com o crescimento das redes de computadores e transações eletrônicas. Quando informações pessoais, financeiras e militares são transferidas, tornam-se vulneráveis a técnicas de monitoramento que potencialmente podem ter conseqüências catastróficas. Estes problemas podem ser evitados através da encriptação da informação de forma que esta se torne ininteligível a todos, menos ao destinatário. Este objetivo pode ser atingido se o remetente e o destinatário possuirem uma seqüência de bits aleatória secreta, conhecida como chave, que pode ser usada para encriptação pelo remetente e decriptação pelo destinatário.
A criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.
A criptografia quântica destaca-se face aos outros métodos criptográficos por não necessitar de comunicações secretas prévias, permitir a detecção de intrusos e ser segura mesmo que o intruso possua um poder computacional ilimitado. Na verdade, ela é totalmente segura, exceto nas situações em que o intruso consiga remover e inserir mensagens do canal de transmissão (poder ler e remover a mensagem, criar uma cópia e reenviá-la). Assim, esta técnica criptográfica seria mais segura que as utilizadas atualmente, pois se baseia em leis da física, enquanto as atuais asseguram os dados com base em funções que são secretas somente porque o poder computacional é limitado.
É importante observar que a criptografia quântica só será utilizada para produzir e distribuir as chaves, não para transmitir a mensagem. A chave gerada poderá ser utilizada com qualquer algoritmo de criptografia escolhido. O algoritmo mais comumente

Relacionados

  • Informática
    25351 palavras | 102 páginas
  • Privacidade na Web
    40717 palavras | 163 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas
  • Algoritmo
    236792 palavras | 948 páginas