Desenvolvimento
Assim, navegue no site do PNUD indicado na aula-tema 1 e procure em jornais e revistas de grande circulação (Estadão, Folha, Veja, Época, Exame) informações sobre PIB per capta, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo da população russa.
A Rússia e o Brasil têm semelhanças econômicas. Ambos são países populosos, com dimensões continentais, economia em franco desenvolvimento e também pertencem ao grupo do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Segundo Portugal, as exportações com a Rússia giram em torno de US$ 7 bilhões. “O número é pequeno, representa 1,5% do comercio exterior do Brasil e isso significa que estamos perdendo grandes oportunidades de negócios.”
O sistema bancário russo cresce rapidamente. O nível dos ativos em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) chega a 77,1%. A inadimplência de pessoas físicas chega a 7% e, de pessoas jurídicas, 5%. Em 2011, o crédito para empresas aumentou em 25% e, o crédito para pessoas físicas cresceu 36%. “A população passou a gastar mais porque acreditou que a situação do país estava melhorando e começou a usar o crédito”, avalia Anatoly.
A Rússia passou por um período de consolidação de bancos após a crise de 2008, de 3.000 bancos a 1.000 bancos, em 2011. O PIB chegou a crescer 7% entre os anos 2000 e 2007, mas recuou e, em 2011, o PIB aumentou 4,2%. O maior desafio para a Rússia é a dependência econômica com o preço do petróleo. “Em 2009, o orçamento foi deficitário, mas o preço do petróleo sempre esteve mais alto do que as nossas previsões”, diz Anatoly.
Para Anatoly, a inflação é um problema: em