Desenvolvimento
Uma vida digna significa em primeiro lugar o acesso aos direitos civis, à educação de qualidade e a oportunidades de trabalho e renda. Essas conquistas não ocorrem em curto prazo, são construídas no âmbito de um amplo processo de melhoria contínua da qualidade de vida de um território por seus moradores.
Este processo de mudanças é conhecido como Desenvolvimento Local, um conceito que vem sendo amplamente usado por governos, terceiro setor e no meio acadêmico. É considerado um importante meio de combater a pobreza, pois, promove a inclusão social e fortalece a democracia
O Desenvolvimento Local – DL “é o resultado da ação conjunta articulada”, exige a participação da comunidade, do conjunto dos diversos atores (ou agentes) sociais, culturais, políticos e econômicos, públicos ou privados, existentes no espaço local (município) “na construção de um projeto estratégico que orienta suas ações em longo prazo”.
Por isso a promoção do DL depende principalmente da capacidade de organização dos atores locais, para que haja gestão de seus recursos e da capacidade de enfrentar/confrontar os fatores externos.
O DL é composto pelo Desenvolvimento que se encontra na postura que atribui e assegura à comunidade o papel de agente. Isso pressupõe rever a questão da participação. Há que se identificar, resgatar e potencializar valores positivos de uma localidade, fomentando laços de cooperação, reciprocidade e solidariedade para promover o desenvolvimento com mudanças paradigmáticas de pensamento e de ação.
Portanto, DL é um conjunto de estratégias que devem ser adequadas a um território e participação ativa e solidária da população, só assim se encontrarão formas viáveis, sustentáveis, contínuas e organizadas de utilização integrada dos recursos materiais, naturais e humanas disponíveis em prol da obtenção de melhorias no bem estar deles mesmos.
Queremos que todos os nossos bairros e todas as nossas cidades se desenvolvam e,