Desenvolvimento
Crescimento e Desenvolvimento Humano:
Aspectos Fisiológicos do Crescimento e do Desenvolvimento: Influencia do Exercício Físico.
Felipe Honorato
José Romário Silva
Douglas Gripp
Leandro Silva
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Prof. Henrique Tavora
Setembro 2014
Manhuaçu - MG
Educação Física
ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO: INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO
TÓPICOS
1- Maturação: Refere-se a sucessivas alterações estruturais e funcionais que ocorrem nos diferentes tecidos e órgãos do corpo até se atingir um estado ou forma final, adulta ou madura.
2- Métodos de Avaliação da Maturação: Os métodos mais utilizados para avaliar a maturação são a avaliação da maturação esquelética, sexual e somática. A avaliação da maturação dentaria constitui outro método, porém é menos utilizado.
3- Associação da Maturação com o Desempenho Motor: Os fatores que afetam o desempenho motor são múltiplos e complexos. A maturação é um deles, de modo que o estudo do seu efeito deve levar em conta a influência de todos os outros fatores. Entretanto, os estudos nessa área demonstram que a maturação, embora não explique, nem de perto, toda a variabilidade de resultados, exerce um efeito considerável na evolução do rendimento motor. Isso quer dizer que, em crianças e jovens, as decisões metodológicas para a organização da pratica motora devem considerar, além da idade cronológica e do gênero, o estágio maturacional em que o indivíduo se encontra.
4- Influência do exercício na maturação: Não só o estágio maturacional influencia o desempenho motor, como a pratica de exercícios/ atividades físicas podem afetar o processo maturacional. De fato sabe-se que a atividade física tanto pode atrasar como adiantar a maturação.
5- Composição Corporal: 5.1- Tecido Ósseo: O crescimento em estatura de um indivíduo reflete o crescimento longitudinal de seus ossos. Esse crescimento ocorre a partir da formação