Desenvolvimento
Sumário 3
Introdução. 4
1.Método. 5
O método utilizado para a observação do comportamento foi o CyberRat, programa virtual para o estudo de condicionamento operante em ratos. O sujeito usado nas sessões foram dois ratos 5
1.1.Sujeito número um. 5
1.2.Sujeito número dois. 5
2.Procedimentos 6
2.1. Primeira sessão. 6
2.2. Segunda sessão. 6
2.3.Terceira sessão. 6
3.Resultados e discussões 7
Introdução.
O condicionamento operante, criado por Burrhus Frederic Skinner, foi usado para explicar o procedimento que modela a resposta de um organismo através do reforço e aproximações sucessivas, onde uma resposta gera uma conseqüência, cuja afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente. Por exemplo: se essa consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade de ocorrência futura, mas se for punitiva, diminui. Chama-se esse comportamento de “comportamento operante”, onde as respostas que geram mais reforço tendem a aumentar a freqüência e se estabelecer, repetindo-se em situações semelhantes, o chamado reforço positivo, ou, em outros casos, evitando as situações e o lugar, no caso do reforço negativo.
Modelar comportamento ou ensinar um comportamento novo é a liberação de consequências reforçadoras próximo ao tempo de resposta, de modo que reforce diferencialmente, através de aproximações sucessivas, àqueles comportamentos próximos ao comportamento final desejado.Esse procedimento é feito de forma gradual e você passa a sempre reforçar os comportamentos mais próximos àquele desejado.
Foram executadas três sessões a dois rato, onde a primeira consistia em retirar o nível operante do rato número um, o segundo em extinguir o CRF do rato número três e o terceiro em treino do CRF e reforço contínuo.
1. Método.
O método utilizado para a observação do comportamento foi o CyberRat, programa virtual para o estudo de condicionamento operante em ratos. O sujeito usado nas sessões foram dois ratos
1.1.