Desenvolvimento Web
Pablo Vinicius A. de Barros1, Isledna Rodrigues de Almeida2 e Richarlyson A. D’Emery3
Introdução
A história da engenharia de software está congestionada com dúzias de descrições e metodologias obsoletas de processo, métodos de modelagem e notações, ferramentas e tecnologias. Cada uma delas ganhou notoriedade e foi depois evoluída por algo mais novo e melhor. [1].
As metodologias ágeis tentam minimizar os riscos envolvidos no desenvolvimento de software, fazendo com que o desenvolvimento seja desenvolvido em curtos períodos, chamados de iterações. Cada iteração é um projeto de software em menor escala, de forma que, em cada iteração, sejam executadas as tarefas de planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, testes e documentação.
O SCRUM é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software que se adéqua a equipes pequenas e a projetos altamente dinâmicos e mutáveis, como a WEB.
O objetivo deste trabalho é apresentar as técnicas da metodologia ágil SCRUM que foram utilizadas no desenvolvimento de uma aplicação WEB por uma pequena equipe através de um estudo de caso.
MATERIAL E MÉTODOS
A. METODOLOGIA SCRUM
As metodologias utilizadas baseavam-se em documentação extensa, prazos apertados, grandes equipes e principalmente desentendimento entre as partes. Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.
O Scrum foi baseado no Manifesto Ágil. Este surgiu em 2001, nos EUA, quando alguns desenvolvedores de softwares perceberam que alguns erros de processos, documentação e problemas, eram corriqueiros e semelhantes. A aliança ágil [2] declara:
Estamos descobrindo melhores modos de desenvolvimento de software fazendo-o e ajudando outros a fazê-lo. Por meio deste trabalho passamos a valorizar: Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas. Softwares funcionando em vez de