Desenvolvimento Sustentável
A sustentabilidade ambiental, consiste na manutenção dos ecossistemas de modo sustentável, isto é, a capacidade que o ambiente natural tem para manter as condições de vida tanto para as pessoas como para outros seres vivos, tendo em conta tanto o aspecto físico como também a função como fonte de energias renováveis do ambiente.
A sustentabilidade económica enquadra no âmbito do desenvolvimento sustentável perante um conjunto de regras e politicas que visam incorporar os conceitos ambientais e sociais. Desta forma o lucro não passa só por agradar na vertente financeira mas também na vertente ambiental e social, potenciando desta forma um melhor uso quer das matérias-primas, cómodos recursos humano. Há tambem a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matéria-prima como madeira ou ainda energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível óptimo de poluição ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor económico.
A sustentabilidade sociopolítica, centra-se no equilíbrio social, na vertente de desenvolvimento social, como também na vertente socioeconómica. Esta é uma medida que pretende desenvolver o tecido social e os seus componentes humanos e culturais. Neste mesmo sentido tendo-se desenvolvido dois grandes planos: a agenda 21 e as metas de desenvolvimento do milénio. A Agenda 21 é