Materiais elétricos, magnéticos e ópticos
MAGNÉTICOS E ÓPTICOS
LENTES E INSTRUMENTOS ÓPTICOS
Professor: Mario Carneiro dos Santos Filho
ALEXANDRE DA SILVA REIS
ANTÔNIO THOMAS DA ROCHA
BERDSON DUARTE DA SILVA
EDMILSOM S. ASSUNÇÃO
THIAGO WALLACE CORREA
SILVAN DA SILVA REIS
LENTES
Introdução
A Lente é um elemento que atua por refração, introduzindo descontinuidades no meio em que a luz se propaga inicialmente, e que reconfigura a distribuição da energia transmitida, independente da frequência da luz, isto é, tanto no ultravioleta como no domínio óptico, infravermelho, micro-ondas, ondas, rádio ou mesmo ondas acústicas. A forma da lente irá depender do tipo de reformatação da onda luminosa que se deseja.
Segundo Isaac Newton, “os raios homogêneos que partem de vários pontos de qualquer objeto e incidem perpendicularmente ou quase perpendicularmente sobre qualquer plano refletor ou refrator ou superfície esférica divergem depois disso de tantos outros pontos ou são paralelos a tantas outras retas ou convergem para tantos outros pontos com precisão ou sem erro notável. E o mesmo acontece se os raios são refletidos ou refratados sucessivamente por dois ou três ou mais superfícies esféricas planas ou esféricas. Existem 6 tipos de lentes delgadas compatíveis com essa definição: a)biconvexa; b)planoconvexa; c)côncavo-convexa; d)bicôncava; e)plano-côncava; f)convexo-côncava.
Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles.
As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes. Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas. Através de recursos relativamente simples foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto ou mesmo, ajudando aos homens na busca de suas origens ou de um aprimoramento científico.
Lente - Dispositivo feito de material homogêneo e