Desenvolvimento sustentável
A preocupação com os problemas ambientais decorrentes dos processos de produção e consumo levaram ao surgimento de um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade dos recursos naturais que no início foi chamado de ecodesenvolvimento e aos poucos substituído por desenvolvimento sustentável.
Alguns dos estudiosos da evolução do paradigma do desenvolvimento sustentável, entre eles Rocha (1998), acreditam que foi em 1923, no Primeiro Congresso Internacional para a Proteção da Natureza, realizado em Paris, que se começou a discutir em fóruns internacionais a urgência da proteção à natureza e da relação necessária e imediata da ecologia com o desenvolvimento sócio-econômico. Essa ideia é reforçada com a conferência da Unesco em 1948 que criou a União Internacional para a Conservação da Natureza e de seus Recursos (UICN) como também na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente realizada em Estocolmo (Suécia) em 1972 que apresentou a sustentabilidade como recurso para enfrentar a difícil situação experimentada pelo mundo industrializado e passou a ser o marco de referência para as discussões sobre o que, na sequência, viria a constituir-se numa das questões mais complexas e mais cruciais da história recente da humanidade, ou seja, a questão do desenvolvimento sustentável. (CAVALCANTE, 1998, p. 37)
A expressão Desenvolvimento Sustentável surgiu pela primeira vez em 1980
no documento denominado WORLD CONSERVATION STRATEGY, produzido pela IUCN e WORLD WILDLIFE FUND (hoje WORLD WIDE FUND FOR NATURE – WWF), por solicitação do PNUMA. De acordo com esse documento, uma estratégia mundial para a conservação da natureza deve alcançar os seguintes objetivos:
1. Manter os processos ecológicos essenciais e os sistemas vitais necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento do ser humano;
2. Preservar a diversidade genética;
3. Assegurar o aproveitamento sustentável das espécies e dos ecossistemas que