Desenvolvimento Sustentável
Ciências do Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Belém-Pa, 27 de novembro de 2013
A humanidade sempre utilizou os recursos naturais como se fossem inesgotáveis, tendenciosos ao acúmulo de riqueza e bens a humanidade sempre que encontrou alguma fonte natural de riqueza ou derivada da exploração e modificação do ambiente lá se fixou e se desenvolveu até o esgotamento dos recursos, passando então a procurar e explorar uma nova fonte.
Ocorre que o crescimento populacional e tecnológico, impulsionado pelo lucro comercial colocaram a exploração acima da capacidade de renovação da natureza. Surgia ai uma necessidade de entender equacionar o problema.
Fundado em 1968 pelo industrial italiano Aurelio Peccei e pelo cientista escocês Alexander King. O Clube de Roma é um grupo de pessoas ilustres que se reúnem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados com a política, a economia internacional e, sobretudo, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Tornou-se muito conhecido a partir de 1972, ano da publicação do relatório intitulado Os Limites do Crescimento, elaborado por uma equipe do MIT, contratada pelo Clube de Roma e chefiada por Dennis L. Meadows. O relatório, que ficaria conhecido como Relatório do Clube de Roma ou Relatório Meadows, tratava de problemas cruciais para o futuro desenvolvimento da humanidade tais como energia, poluição, saneamento, saúde, ambiente, tecnologia e crescimento populacional, foi publicado e vendeu mais de 30 milhões de cópias em 30 idiomas. tornando-se o livro sobre ambiente mais vendido da história. Utilizando modelos matemáticos, o MIT chegou à conclusão de que o Planeta Terra não suportaria o crescimento populacional devido à pressão gerada sobre os recursos naturais e energéticos e ao aumento da