Desenvolvimento sustentável - projeto integrado
A partir da década de 1970, movimentos ambientalistas começaram a se manifestar diante do ato grau de degradação do meio ambiente, intensificaram-se as discussões a respeito dos problemas ambientais causados pelos seres humanos e da busca de um modelo de sociedade capaz de conciliar desenvolvimento econômico, igualdade social e preservação do meio ambiente. Foi nesse contexto que emergiu um novo paradigma socioeconômico e ambiental denominado desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável é um conceito amplo que tem sido muito discutido por diferentes segmentos da sociedade e possui diversos enfoques. Entre eles, destaca-se a idéia de relacionar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, permitindo às gerações futuras a habitabilidade da Terra, considerando os modelos tecnológicos já utilizados e as alternativas de adaptação desses modelos. Desse modo, o conceito de desenvolvimento sustentável está associado a ações que exigem uma eficiência maior nas áreas econômica, social e ambiental.
Os programas de desenvolvimento sustentável propostos são baseados em planejamentos a longo prazo e na determinação de limites à exploração dos recursos naturais. A utilização de fontes alternativas na geração de energia (eólica, solar, biocombustíveis, etc), o manejo florestal, os programas de reciclagem de lixo e de dejetos industriais, o monitoramento de ecossistemas e a reabilitação de áreas degradadas são exemplos de ações que fazem parte de um modelo de desenvolvimento sustentável.
O processo de desenvolvimento sustentável exige a participação ativa dos diferentes segmentos da sociedade: os governantes, criando soluções que amenizem os impactos ambientais no próprio país, com leis e projetos de proteção ambiental; as empresas, empenhando-se no desenvolvimento de tecnologias que não agridam o meio ambiente ( como a substituição de agentes poluidores, a reciclagem de resíduos, entre outros); e os