Desenvolvimento sustentavel
A empresa já atua com alguns projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável, como veremos a seguir, sendo sugeridos itens para agregar naquilo que está dando certo e também acrescentando outros itens para explorar assuntos que não foram abordados ou pouco divulgados.
3.1 ÁREAS FLORESTAIS
As atividades da Suzano estão intimamente ligadas na questão socioambiental, por isso a empresa está sempre focada nas políticas, projetos e suas aplicações para diminuir o impacto negativo principalmente na natureza e no meio ambiente.
Com investimentos em tecnologia a organização está fazendo do manejo do eucalipto, que é a matéria-prima, um exemplo de floresta sustentável pois intercala com outros tipos de plantio mantendo a diversificação em suas áreas de atuação obtendo ótimos resultados estando de acordo com lei de crimes ambientais n°9.605/98 que se refere a reparação do dano ambiental.
A técnica adotada se chama plantio de mosaico que constitui em plantar o eucalipto no formato de corredores em meio as áreas mantendo a mata nativa intacta em sua volta para que a fauna e a flora circule livremente.
A biodiversidade é primordial para indicar o sucesso do desenvolvimento sustentável, então, a Suzano, conta com o apoio de técnicos ambientais da Fundação Pró- natureza (FUNATURA) entre outras, para monitorar as áreas de preservação, catalogando as espécies da fauna e flora existentes e seus respectivos desenvolvimentos. As áreas de preservação ambiental correspondem a 40% do total de hectares usados para a produção de matéria-prima da empresa mostrando o nível comprometimento da organização sendo 100% monitoradas. ( SUZANO, acesso em 23 de setembro de 2011)
3.2 RECURSOS NATURAIS
3.2.1 Energia
A empresa já gera internamente toda energia elétrica que consome nas Unidades Industriais de Mucuri, Suzano, Rio Verde e Embu atravéz do controle da última turbina da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar no qual detém a participação de