DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NOS TR S PRIMEIROS ANOS
Desde o início, cada um dos bebês apresenta uma personalidade distinta, que se mostra na combinação de emoções, temperamentos, pensamentos e comportamentos, que assim torna cada pessoa única. Como por exemplo: Há alguns bebês que são alegres e outros que se irritam com facilidade.
Esses modos de agir, pensar e sentir reflete na maneira como a criança responde aos outros e ao mundo. A partir daí, o desenvolvimento da personalidade se entrelaça com as relações sociais, e nasce assim o Desenvolvimento Psicossocial.
O Desenvolvimento Psicossocial passa por várias etapas como por exemplo: Emoções, construções de personalidade, temperamento e por fim as primeiras experiências sociais da criança.
EMOÇÕES
“As emoções, como tristeza, alegria e medo, são reações subjetivas à experiência, que estão associadas a mudanças fisiológicas e comportamentais.” (SROUFE, 1997)
As pessoas diferem na freqüência com que sentem uma determinada emoção, nos tipos de evento, nas manifestações físicas que demonstram e no modo como agem. Há crianças que facilmente se irritam, outras não.
O desenvolvimento emocional é um processo ordenado. O padrão de reações emocionais de uma pessoa começa a se desenvolver na primeira infância, constituindo assim um elemento básico da personalidade. Entretanto, ao ficar mais velha, a criança pode demonstrar algumas mudanças emocionais diferentes. Exemplo: Um bebê, que aos 3 meses sorria ao ver um rosto de um estranho, aos 8 meses, demonstra cautela a isso.
Os recém-nascidos deixam bem claro quando estão se sentindo infelizes, porque agem de formas que podemos perceber, como por exemplo: soltar gritos agudos; O que fica mais difícil de identificar é quando estão felizes, porque durante o primeiro mês de vida, ficam quietos ao som de uma voz humana ou quando o pegam no colo.
Esses primeiros sinais de sentimentos do bebê são importantes para o seu desenvolvimento e a sensação de controle sobre o seu