Desenvolvimento pessoal
INTRODUÇAO
A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia á obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim, discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como absoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização do profissional e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos visava a técnica e o mecanicismo do profissional.
Oportunidades e ameaças presentes no cenário global O profissional bem preparado consegue se agarrar as grandes oportunidades que as empresas oferecem. Principalmente na área de Recursos humanos, o profissional pode se destacar da seguinte maneira: mantendo uma boa relação com a equipe a ser trabalhada, conduzindo, desenvolvendo plano de carreira, respeitando a diversidade cultural e mantendo uma boa comunicação na empresa. Desta forma, identificará as ameaças dentro do trabalho preventivo realizado. Assim ele saberá minimizar as ameaças atuais ou futuras podendo até eliminá-las.
O profissional de RH atua com foco na ação estratégica do comportamento humano, em que a definição do perfil do funcionário, políticas e procedimentos estejam alinhados com o planejamento estratégico do negócio da empresa. É fundamental que o profissional consultor entenda, compreenda e saiba agir em prol da obtenção dos resultados organizacionais, promovendo ações que facilitem a vida de trabalho do gestor