Relatóri de estágio
Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão a população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública.Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte.
O declínio da fecundidade combinado com os aumentos da esperança de vida entre as idades adultas produz o envelhecimento da estrutura etária de uma população. Entende-se por envelhecimento populacional o aumento do peso da população mais idosa, ou em outras palavras, o aumento da proporção de idosos no total da população.
DESENVOLVIMENTO
O Trabalho Social com Idosos (TSI)
Em todo mundo, o contingente de pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos tem crescido rapidamente, o Brasil é um país que envelhece a passos largos, a população idosa está envelhecendo, intensificado a heterogeneidade dentro do próprio grupo etário.
Os estudos sobre a velhice e o processo de envelhecimento abarcam as diversa possibilidades de pensar o lugar social ocupado pelo idoso na realidade brasileira, a velhice tem sido tratada com um mal necessário, da qual a humanidade não tem como escapar.
A questão da negligência contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou a despertar o interesse da comunidade científica (FREITAS et al, 2006).
Souza et al (2007), relata:
O aumento da ocorrência de determinados agravos, tais como as causas externas, como os acidentes, a violência e os maus tratos, devem ser objeto de maior atenção entre os profissionais da saúde. No Brasil, entretanto, a população idosa não costuma ser prioridade nos estudos sobre as causas externas, em razão do predomínio dos jovens,