Educacao difusa
UNIASSELVI
Feira de Santana – BA 2011
Equipe:
Edna Ferreira
Edna Silva
Elma
Fernanda
Janete Alves
Maria José Lima
Tatiana Ferreira
Tuanne Ferreira
Realização: UNIASSELVI
Data: 31/10/2011
Mensagem: A lua às vezes tem o formato de vírgula para mostrar que nem no infinito a amizade e o carinho têm um ponto final. Que nossa amizade seja como a lua em vírgula, nunca um ponto final.
Autor Desconhecido.
Objetivo:
Este seminário tem como objetivo levar o conhecimento das diversas formas de educação, assim elevara o nosso conhecimento a diversas praticas pedagógica a ser utilizada em sala de aula.
Metodologia:
- Apresentação do tema: Educação Difusa (através de slide).
• Segundo o atnólogo francês Pierre Clastres, explicar as sociedades tribais pelo que lhes falta impede compreender melhor a sua realidade e, em muitos casos até tem justificado a atitude paternalista e missionária.
• Nas comunidades tribais as crianças aprendiam imitando os adultos nas atividades diárias e nos rituais.
• A cuidadosa adaptação aos usos e valores da tribo geralmente á levada a efeito sem castigos. Os adultos demonstraram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu ritmo próprio.
• Por meio dessa educação difusa, de que todos participam, a criança toma o conhecimento dos mitos dos ancestrais, desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades.
• A escrita surge como uma necessidade da administração de negócios, a medida da administração dos negócios, a medida que as atividades se tornam mais complexas.
Agradecimentos: A Deus por ter nos dado vida e saúde para a realização do trabalho, e aos nossos colegas pela dedicação e participação no trabalho, parabenizando também a biblioteca da nossa faculdade que foi a fonte principal de nossas pesquisas.
Referencias:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educação e da Pedagogia. São Paulo;