Desenvolvimento motor
DESENVOLVIMENTO MOTOR
∗
∗∗
Priscila Reinaldo Venzke
Ana Eleonora Sebrão Assis
RESUMO
Este trabalho é resultado da pesquisa realizada para a construção do referencial teórico do relatório final do Estágio Supervisionado I em Educação Física, realizado com a turma de pré-escola, na Escola Municipal de
Ensino Fundamental 15 de Novembro, que se localiza em Santa Auta – 5° distrito de Camaquã - RS. O estágio foi realizado com 25 crianças na faixa etária dos 5 anos, na maioria filhos de trabalhadores rurais nas plantações de fumo, com baixo poder aquisitivo. O conteúdo da pesquisa é o desenvolvimento motor das crianças dos zero aos 14 anos.
Palavras-chave: desenvolvimento motor, Educação Física Infantil, Prática de docência
INTRODUÇÃO
Segundo Goldberg desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança (2002).
O professor de Educação Física deve estar apto para entender o desenvolvimento motor de seus alunos, e também, suas individualidades próprias do período de desenvolvimento que corresponde a faixa etária de seus alunos.
O professor deve ser capaz
de perceber e observar o desempenho e atitudes propostas em aula. Embora as diferenças individuais estejam bem definidas e muitas vezes visíveis uma turma não pode ser dividida em pequenos grupos, este não é o objetivo da Educação Física, mas sim o seu oposto. Neste caso levar em consideração as características e peculiaridades da faixa etária das crianças torna-se um aliado na elaboração de aulas atraentes.
Assim, estudar o processo de desenvolvimento motor é tão importante quanto conhecer os conteúdos da Educação Física, pois não os aplicaremos corretamente se não ficarmos atentos à idade das crianças que atendemos.
Este trabalho tem como referência básica os estudos de Gallahue e Ozmun (2005), que
aprofundaram