desenvolvimento motor
Um modelo clássico de desenvolvimento motor é o Modelo da Ampulheta Heurística (Gallahue).
Neste modelo o desenvolvimento motor divide-se em 4 fase sequenciais, motora reflexiva, movimentos rudimentares, movimentos fundamentais e movimentos especializados; e tem como base o avanço da idade cronológica.
Fase Motora Reflexiva: Inicia-se ainda no útero, desde os quatro meses pré-natal até o primeiro ano de idade, são ainda movimentos involuntários que se desencadeiam a partir de um estimulo. São movimentos basicamente ligados a sobrevivência e auxiliam os bebês a manterem uma posição ereta.
Fase dos Movimentos Rudimentares: Nessa fase a criança tem os seus primeiros movimentos voluntários. A criança passa a ter maior precisão e controle de seus movimentos adquirindo maior equilíbrio, manipula objetos e locomove-se com maior habilidade e controle.
Fase dos Movimentos Fundamentais: É a fase em que a criança explora mais o corpo e descobre novas formas de movimento. É caracterizado pelo surgimento de novos movimentos como correr, saltar, pular, arremessar, chutar, etc.
Essa fase é extremamente importante, pois é o momento em que a criança irá adquirir habilidades que influenciarão no futuro o desenvolvimento de habilidades motoras especificas e mais complexas. O desenvolvimento dos movimentos fundamentais subdivide-se em 2 estágios: Estágio inicial (são as primeiras tentativas de executar movimentos, caracteriza-se pelos movimentos descoordenados e imperfeitos, uso exagerado do corpo e falta de ritmo), estágio elementar ( a criança melhora o controle de seus movimentos, adquire controle e ritmo de seus movimentos e uma melhor sincronização de espaço e tempo) e por fim o estágio maduro (neste estágio a criança já apresenta uma característica mecânica eficiente e desempenha movimentos controlados e coordenados).
Fase dos Movimentos Especializados: Há o aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais. São tipicamente dominados no final da