Desenvolvimento Motor
SISTEMAS DINÂMICOS
O desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo, relacionado à idade cronológica, sendo que o indivíduo progride de um movimento simples e sem habilidade até realizar habilidades motoras complexas e organizadas. O ajustamento destas habilidades vai acompanhar o indivíduo até seu envelhecimento.
Do início ao fim da vida, o comportamento motor muda. Algumas destas mudanças são drásticas e ocorrem na fase da infância e adolescência, outras são mais modestas e acontecem na fase adulta, posteriormente percebe-se uma regressão nos movimentos com os anos da idade avançada.
As mudanças ocorridas no comportamento motor do indivíduo durante sua vida são mudanças na forma e na execução do movimento, alterando assim, a organização ou controle e a coordenação dos movimentos.
É necessário ressaltar que coordenação e controle são distintos a ordenação é uma função que restringe as variáveis potencialmente livres em uma unidade comportamental . As bases desta função são um conjunto de variáveis (A,B,C, ... X.Y,Z) que podem ser restringidas em função de uma coordenação (A,B,C, ...X,Y,Z). A coordenação é responsável pela forma do movimento, enquanto que o controle fornece o ajustamento necessário para a realização do mesmo.
Bernstein apud TURVEY, FITCH & TULLER, 1982. Forneceram subsídios para estudar os movimentos, definindo seus principais elementos e caracterizando-os em termos de problemas de coordenação e controle. Um desses problemas são os graus de liberdade que se referem ao grande número de variáveis livres a serem organizadas pelo sistema nervoso central. E o outro problema consiste em como controlar os muitos movimentos possíveis em um ambiente que está constantemente mudando e influenciando esta regulação, denominado como problema da variabilidade condicionada.
As unidades de ação são definidas como estruturas coordenativas, que consistem em um grupo de músculos que freqüentemente envolvem